Criado em 2008, por meio da Lei nº 6.971, de 5 de agosto de 2008, o Portal da Transparência Ruth Cardoso, inaugurou uma nova fase na gestão dos poderes em Alagoas. O projeto, iniciativa do governador Teotonio Vilela Filho, trouxe como inédito no país o fato de agregar dados e informações detalhadas sobre a execução orçamentária e financeira dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público Estadual e Tribunal de Contas do Estado.
O Governo Estadual, em 2013, por meio do Decreto nº 26.320, foi além no tocante ao acesso à informação e determinou que todos os sites de órgãos de Governo tivessem campos próprios e obrigatórios para transparência ativa e passiva, além da descentralização do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC).
Ainda no caminho da transparência o Governo publicou no Portal Ruth Cardoso os salários dos servidores ativos e inativos da administração direta e indireta. Por meio de acordo de cooperação técnica com o INSS, efetivou o cruzamento regular dos dados da folha de pagamento dos servidores do Estado com os beneficiários do sistema previdenciário federal, da folha de pagamento da União e de outros estados, com o objetivo de inibir acumulações irregulares de cargos e fraudes na folha.
O portal está acessível pelo link:
HYPERLINK "http://www.portaldatransparenciaruthcardoso.al.gov.br"www.portaldatransparenciaruthcardoso.al.gov.br.